Quem é Sturgill Simpson, o azarão que disputa o Grammy com Adele, Beyoncé, Drake e Bieber?

sturgill-simpson

Este homem é o azarão na disputa pelo Grammy de Álbum do Ano. Sturgill Simpson é o Davi na batalha contra diversos Golias, representados na figura de Adele, Beyoncé, Justin Bieber e Drake, seus concorrentes na principal categoria do prêmio.

John Sturgill Simpson nasceu em Kentucky no dia 8 de junho de 1978, exatamente um ano após Kanye West, cujo álbum “The Life Of Pablo” foi ignorado – para alguns, injustamente – na principal categoria do Grammy. Talvez os dois geminianos possam se juntar para o 40º de Kanye – e o 39º de Sturgill – no próximo ano e fazer as pazes. No entanto, Sturgill vai precisar organizar as ideias e acostumar-se com o fato de que ele está prestes a tornar-se muito famoso.

Morando atualmente em Nashville, o terceiro álbum do cantor-compositor de música country, “A Sailor’s Guide To Earth”, sucede “High Top Mountain” (2013) e “Metamodern Sounds In Country Music” (2014), ambos lançados pelo selo independente britânico Loose. É exatamente em “A Sailor’s Guide To Earth” que temos uma curiosa versão para “In Bloom”, clássico do Nirvana, que merece estar em qualquer playlist de músicas para descanso daqui pra frente.

Sua carreira solo veio após um período servindo à Marinha dos Estados Unidos. Após o período militar, passou a trabalhar com música para a Union Pacific Railroad. Depois de fazer alguns pequenos shows de forma descompromissada, sua esposa e amigos o convenceram a fazer um álbum. O resto é história.

“A Sailor’s Guide To Earth” pode ter sido uma inclusão chocante na categoria de Álbum do Ano, mas é sem dúvida um trabalho impressionante, que mistura o estilo bruto e direto, mas profundamente emotivo, de Sturgill, que remete a Waylon Jennings e Johnny Cash, com a produção brilhante proporcionada por uma grande gravadora, neste caso a major Atlantic. Um dos melhores álbuns da Rough Trade de 2016, além da cover do Nirvana, traz “Breakers Roar”, uma faixa mais meditativa, docemente guiada por uma guitarra de pedal de aço bem tristonha, que fará você se debulhar em lágrimas. Willie Nelson comeria o próprio coração ao ouvi-la. “Brace For Impact (Live A Little)” aumenta o ritmo e sugere o carinho ocasional de Sturgill pela psicodelia dos anos 70.

Este é Sturgill Simpson. Sua missão é repetir o feito de outros azarões como o Arcade Fire, que em 2011 derrubou nomes como Lady Gaga, Katy Perry, Lady Antebellum e Eminem; bem como reprisar a vitória de Beck em 2015, que assombrou meio mundo ao bater Beyoncé (tida como favoritaça, tal como agora), Ed Sheeran, Pharrell Williams e Sam Smith.

E sinceramente? Estamos desde já torcendo para que, mais uma vez, Davi derrube Golias.

COMENTÁRIOS
Relacionados Recentes
Em 06/12/16 às 13:03 Por: Daiv Eickhoff | Grammy Awards, Yeah Notícias
David Bowie e Radiohead são os destaques entre os artistas de rock.
Em 21/09/16 às 22:24 Por: Daiv Eickhoff | Grammy Awards, Yeah Notícias
Confira os indicados na categoria Álbum de Rock em Língua Portuguesa.
Premiação acontecerá nesta segunda (15).
Em 04/02/16 às 14:48 Por: Redação ROCKline | Grammy Awards, Motörhead
Premiação acontecerá no dia 15 de fevereiro.
Nile Rodgers assina direção musical da homenagem.
ShopLine